Educação.
Conheça as escolas onde lecionei e os projetos que desenvolvi.

Escolas de música

Eclética - Centro de Música

Em julho de 2016 inicia-se uma parceria que iria mudar para sempre sua vida como educador e músico. Desliga-se da escola que havia fundado e trabalhado por 16 anos e, a convite do amigo e professor Lucas Martini Volpatto, passa a integrar o seleto e qualificado quadro de professores da escola Eclética - Centro de Música, estabelecimento já conhecido pela qualidade e profissionalismo.

Juntamente consigo todos os alunos que já eram clientes no outro estabelecimento migraram juntos para a nova escola e desde então a clientela tem aumentado regularmente assim como a dos outros cursos oferecidos pela Eclética.

Em 2018, juntamente com mais outros professores, torna-se sócio proprietário da escola, e é realizada uma reforma total e ampliação das dependências.

saiba mais

Instituto Sonora

O Sonora Instituto Musical surgiu a partir da dissolução da escola Cantina da Música. Fazendo uso das mesmas dependências da empresa anterior, foram realizadas melhorias na infra-estrutura e também na aparelhagem, além de uma renovação no quadro de professores, atendendo a um maior número de cursos, com funcionários, investimentos em mídia e sistema informatizado. 

Apesar de sempre haver concorrência paralela de profissionais que atendem em casa, o Instituto Sonora foi uma referência em ensino musical em Nova Prata e região em 2005, ano de seu lançamento. 

Participou como proprietário de 2005 a 2008, permanecendo como educador de bateria e percussão até o primeiro semestre do ano de 2016, quando então encerrou sua participação nessa escola.

Escola Cantina da Música

A escola Cantina da Música surgiu na idéia de juntar educadores de música de Nova Prata, os quais atendiam seus alunos em casa, e conseguir um ponto comercial com salas individuais para centralizar esse serviço. Em 2001 alugou-se um antigo ponto usado por restaurantes e foram feitas adaptações com divisórias de madeira e carpete, oferecendo uma infra-estrutura básica mas funcional.

Participou como sócio, juntamente com outros 3 colegas, instalando-se em uma das salas e atendendo sua clientela que já contava com cerca de 10 alunos, até então atendidos na casa de seus avós.

O espaço destinado para suas aulas era também utilizado como estúdio particular para realização de ensaios, gravações e ensaios de alunos. A sala já possuía ar-condicionado, amplificadores, caixas e isolamento acústico.

Projetos musicais

Turnê Aquiles Priester & Kiko Freitas

No dia 13/01/2021 a turnê de aulas com os gigantes da bateria mundial Aquiles Priester e Kiko Freitas aterrisou em Nova Prata. O evento foi realizado nas dependências da escola Eclética Centro de Música onde cada professor atendeu 8 alunos individualmente, seguindo os protocolos de saúde necessários. Os horários se esgotaram a cerca de três semanas antes do evento, contando com público de Nova Prata, Vila Flores, Farroupilha e Vacaria. Além do contato direto com os grandes artistas e com seus conhecimentos e experiência, os alunos e o público geral tiveram acesso a uma grande diversidade de produtos para adquirir: camisetas de diversos tipos, métodos de bateria, CDs, DVDs, baquetas, pads de estudo, tênis para bateristas, etc, além de materiais usados em turnês internacionais pelos artistas e comercializados como itens de colecionador. O evento foi um sucesso total e outros poderão vir a ser realizados na nossa cidade, tendo em vista a grande adesão do público local, o contato com músicos de outras cidades que prestigiaram essa edição e principalmente a qualidade da estrutura da escola Eclética, que foi muito elogiada pelos artistas e sua equipe. A turnê é extensa e cobrirá 8 estados, serão quase 10.000 Km percorridos pelo micro-ônibus personalizado de Aquiles onde viajam os 4 integrantes da equipe e todo material de divulgação e produtos para venda. O ponto de partida foi em Porto Alegre dia 10 de janeiro e se encerra dia 17 de fevereiro em Sinop, em Mato Grosso.

 

Os Grandes Bateristas do RS

Durante o ano letivo de 2020, tendo em vista o isolamento social como medida de prevenção à pandemia de coronavírus, e dessa forma a interrupção temporária das aulas presenciais de bateria, foi desenvolvido um trabalho de pesquisa e resgate histórico muito elogiado pela comunidade musical de todo país. Foi elaborada uma lista de 30 bateristas do estado gaúcho, abrangendo desde músicos com atuação regional até nomes consagrados fora do país, músicos de gerações mais recentes e outros de longa carreira, e de gêneros musicais distintos, para ter-se uma grande representatividade. Cada aluno fez uma pesquisa sobre aspectos pessoais e da carreira de um dos bateristas selecionados pelo professor e gravou um vídeo se apresentando. Os bateristas pesquisados gentilmente toparam gravar uma resposta e dessa forma realizou-se uma aproximação muito importante e gratificante para ambos. Os 30 vídeos do projeto completo podem ser assistidos no canal do YouTube.

saiba mais

Arte & Cultura

Participou por duas vezes do Projeto Arte & Cultura, nas edições de 2018 e 2020 como professor de baterista e percussão. O presente projeto, organizado pelas orientadoras artísticas Ana Lúcia Perin e Anamaria Rigo e realizado com apoio dos parceiros voluntários, CIC e do poder público municipal de Nova Prata, possibilita que vários jovens e adolescentes da cidade visitem escolas e ateliês de artes de Nova Prata e tenham contato com o aprendizado e desenvolvimento dessas atividades e possam valorizar e compreender a importância o valor das mesmas para a sociedade. As atividades englobam música, artes plásticas, cerâmica, fotografia, produção de vídeo e artesanato.

saiba mais

Projeto Chega Aí

Professor por 2 anos (2006/2007) do projeto sócio-educativo promovido pela Secretaria de Educação e Cultura da Prefeitura Municipal de Nova Prata. Ministrou aulas no Bairro São João Bosco, atendendo a cerca de 70 crianças de 6 a 14 anos de idade, fazendo parte do projeto que consistia basicamente em oferecer atividades culturais e esportivas para afastá-las do ambiente das ruas do bairro.

O resultado foi a formação do grupo de percussão Unidos da Vila, através do qual desenvolviam-se noções musicais rítmicas, compreendendo a técnica de instrumentos, dinâmicas, timbragens e composições em diversas vozes. 

Foram realizadas apresentações em 7 escolas da rede municipal de ensino de Nova Prata, tocando suas próprias composições desenvolvidas durante os encontros semanais.

Projeto Férias Criativas

Professor de percussão convidado durante o projeto promovido pela Associação Casa de Cultura da Prefeitura Municipal de Nova Prata, em janeiro de 2008. Foram atendidos alunos de Nova Prata e da região durante o período de férias de verão, ministrando conhecimentos de ritmos brasileiros através do uso de diversos instrumentos de percussão.

O objetivo do projeto da Secretaria de educação de Nova Prata era oferecer para as crianças dos bairros de toda a cidade, opções de atividades durante as férias de verão. As atividades do projeto como um todo incluíam oficinas de música, esportes, artes plásticas, xadrez e de recreação.

As aulas consistiam em aprender a técnica básica de cada um dos instrumentos e a criação de ritmos em conjunto.

Workshops Realizados

Desde o ano de 2014 foram realizados alguns workshops de bateria na micro-região incluindo cidades como Nova Prata, Veranópolis e Paraí, com o intuito de promover o seu trabalho como músico de performance, na área de gravações e como educador musical. Os eventos consistem em execução de temas instrumentais, informações sobre regulagens do instrumento, dúvidas frequentes, conceitos de técnica e aplicações de diferentes ritmos e suas características.

Workshops Promovidos

A atuação na área de educação não se limita ao atendimento de sua clientela nas escolas de música. Desde 2016 tem-se realizado eventos em Nova Prata para fomentar o estudo da bateria, trazendo grandes educadores que são referências no RS e no Brasil para estarem em contato com o público. Foi trazido por duas vezes o grande mestre Zé Montenegro, em 2016 e 2018 e o sensacional Vaney Bertotto em 2019. Em ambas ocasiões, foram disponibilizados aos alunos de toda a região, a oportunidade de agendarem aulas particulares na Eclética Centro de Música com esses grandes artistas.

Símbolo Whatsapp Vamos conversar pelo WhatsApp!